segunda-feira, 23 de maio de 2011

CURIOSIDADE: a história do Leite Moça

Quando se fala em leite condensado, a imagem que vem à mente é... Leite Moça. Não é para menos. Este ano, o primeiro produto Nestlé fabricado no Brasil completa 90 anos. Por isso, a sua trajetória se mistura com a própria história da empresa no país. Foi em 1921 que a primeira fábrica da Nestlé, em Araras, interior de SP, começou a produzir as latinhas do Moça made in Brazil.

Mas o leite condensado foi desenvolvido antes, no século 19, na Europa, em função da necessidade de se preservar o leite in natura durante viagens longas. Ao chegar ao destino, o consumidor o diluía com água. Para produzi-lo, em 1866, surgiu na Suíça a Anglo-Swiss Condensed Milk Company, no mesmo ano em que a Société Nestlé foi criada para fabricar a Farinha Láctea.

Com o decorrer dos anos, as duas empresas passaram a fazer os dois produtos e, em 1905, se fundiram, originando a Nestlé & Anglo-Swiss Condensed Milk Company. Em 1890, o Brasil começou a importar o leite condensado, na época denominado Milkmaid. Mas, devido à dificuldade de o consumidor pronunciar o nome, ele pedia ao comerciante o “leite da moça”, em alusão à jovem camponesa suíça do século 19 estampada no rótulo – o que acabou batizando a marca no Brasil anos depois.

Gostaram??? Se quiseram saber mais sobre essa matéria cliquem nas imagens abaixo ou acessem o site www.nestle.com.br e lá poderão encontrar várias reportagens e receitas incríveis.




Bj grande




Um comentário:

  1. No Canadá nem tem :(
    Mas tem uma marca chinesa de condensed milk que é quaaaaaase a mesma coisa.

    ResponderExcluir